Coisas para pensar neste Ano (pensamentos bíblicos)

 “Qual a mosca morta faz o cheiro do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de burrice.” Pv 10:1

Cuidado com algumas moscas que fizeram seu perfume cheirar mal no ano passado. Você deve lembrar-se de alguns episódios que aconteceram que acabaram em dias de tristeza e pensamentos ruins. Aprenda com eles. Como o provérbio demonstra, o perfumista só soube do “cheiro mau” depois que caiu a mosca. Ninguém pode prever o que acontecerá, mas podemos aprender sobre os “cheiros” que a vida oferece.  

1) Meu temor por Deus – Ecl 8:12 “Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus”;

Uma das formas em que a nossa existência aqui na terra é medida, está no temor a Deus. É falta de sabedoria andar como se Deus não existisse. O princípio acima está dentro da sabedoria de Israel que diz que “o temor ao Senhor é o começo de toda a sabedoria”. E você sabem sabedoria é se dar bem nos relacionamentos, no uso dos bens que deus nos dá, mas especialmente sobre o “pão/Cristo” da vida que o Senhor enviou. Achar que posso fazer o mal e que não haverá punição é ignorar que deus existe.

2) Meus pecados –  Pv 28:13 – “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará,   mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

 Aprendi essa lição bem cedo e ainda continue a aprender. Sou parecido com o Peregrino com aquele enorme “fardo” nas costas. Muitas pessoas prefetem ignorar os fardos. Outras trocam seus fardos por outros fardos. Mas um dos aspectos mais incríveis do Cristianismo bíblico é o reconhecimento que você e eu não conseguimos carregar os fardos do pecado. O que encobre não prospera, não anda, não vai para frente. Hoje a arrogância e a soberba são as palavras dos coachs. Não demonstre suas falhas, seja forte, nunca baixe a sua guarda, mas Jesus nos convida o inverso, confesse quem você é, demonstre que você não é melhor do que os outros, declare sua falência e troque de fardo comigo (Jesus) e aprenda comigo, pois o meu fardo é leve e suave.

3) Minha vida devocional – Sl 1:2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

  Este é outro princípio que escuto desde a mais tenra idade. Leia a Bíblia…Não sei se todos conhecem a conversão de Santo Agostinho que vivia uma vida promíscua e leviana com luxúrias e pecados inomináveis, mas quando ouviu crianças cantando “tole legue” saiu e foi ler a Bíblia de sua mãe, Mônica, o qual causou nele um prazer no sol da Lei do Senhor. Ela é comparado a espada, ao martelo, ao espelho, e muitas outras metáforas que simbolizam em cada uma delas a preciosidade que o Sl 1 traz aqui. quem ama a Escritura é um homem e uma mulher plantado junto a ribeiros de águas, pois no devido tempo dará frutos.

4) Meu crescimento espiritual; Sl 92:12 “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.”

Uma das coisas tristes da vida é o tirar a vida de um ser jovem. Estava ouvindo sobre o ataque de israel no Líbano agora (set/24) e dois jovens brasileiros (15 e 16 anos) foram impedidos de continuar seus sonhos por causa de um bombardeio de Israel. Meu assunto não é esse, mas Deus propõe um crescer como os cedros do Líbano. Não havia na época de Israel (do Rei Davi) cedros e palmeiras mais belas do que as do Líbano. Oro não só para que Deus conforte, mas coloco-me no lugar dessas pessoas que perderam seus jovens por causa de questões políticas, terrenas e tão triviais. O justo e a justa florescerá e crescerá. É preciso crescer nas coisas de Deus. Povo de Deus, os verdadeiros filhos de Abraão, não se deixe seduzir pelos valores do ódio, do desamor e da maldade, cresça como os belos cedros do Líbano e se tornem robustos e inquebráveis como o foi Jesus. Olhe o que nos diz Pv 9:9:

“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda;   ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.” e ainda: I Tss 3:12 e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para vocês.

5) Meu Testemunho;  I Tm  3:6-7 – não seja novo na fé e imprudente, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.

Testemunho é algo difícil nos nossos dias. Qual é o limite certo e errado do testemunho? Posso na minha ira e raiva falar de qualquer forma? De uns tempos para cá, tenho ficado chocado com a linguagem de muitos cristãos. Não só pelas mentiras, mas no modo de pregar, ma linguagem chula e torpe e nos palavrões que homens e mulheres que se dizem “cristãos” tem pronunciado. Não saia de sua boca nenhuma palvra torpe, ou chocarrices diz Paulo em Efésios 5, mas o mesmo Apóstolo recrimina os cristãos judeus de Roma dizendo: o nome de Deus é blasfemado entre os não cristãos por causa de vocês. Testemunho, a orientação sobre quem deve ser diácono é para não escolher pessoas que não tem domínio, par não cair na condenação e nem na “falta de testemunho”, observe como vai o seu Testemunho.

6) O Diabo e suas setas; Ef 4: 27 nem deis lugar ao diabo;  Ef 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; Tg 5: 8 O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; 9 resisti-lhe firmes na fé.”

Aqui observo o cuidado com o Diabo, suas formas de atacar são sutis e muito perigosas. O bom Escudo da fé mais a armadura de Deus cobre a nossa vida para não sermos atingidos e mortos em batalhas. É preciso proteção extra que só Deus pode dar. Não há nada mais impressionante do que estar com a armadura em dia. Quando a Bíblia fala para não dar lugar ao Diabo, está falando de espaço, na mente, no coração, no ouvir e especialmente no andar, por isso revista-se de Cristo e sua Palavra, por que o Diabo ruge como leão, mas amedronta somente aqueles e aquelas que estão vulneráveis sem a proteção do verdadeiro leãoJesus.

7)  Meus medos e anseiosI Jo 4:18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.  Sl 27:1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação;   de quem terei medo?   O Senhor é a fortaleza da minha vida;  a quem temerei?

Todos nós temos medos, negar isso é viver na mentira. Mas Deus, com seu amor sempre nos ensina a andar na luz, a andar no perfeito amor, se vivermos com medo não podemos ser aperfeiçoados no amor, isto é crescer. Por isso Davi diz, o Senhor é a minha luz e a minha salvação, esta afirmação nos ensina a crer que ainda que andemos no vale da sombra e da morte, não teremos medo. Confie e cresça em amor e luz.

Esta ordem de Jesus deveria ser a nossa meta espiritual do ano. Trabalhar é importante, mas forças, saúde e graça vem Deus, vem de um relacionamento que eu invisto nele. Trabalhe por isso e com isso, há um pão que desceu do céu que sacia a nossa fome e há uma água maravilhosa do trono de Deus para todos e todas as que buscam, trabalhe e vá atrás disto, sinceramente….

Pr. Edvaldo Beranger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima