Parênese para os alunos da Faculdade do Seminário Sul Brasileiro
1 Tm 1:12-14 12 Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13 a mim, que, noutro tempo, era blasfemo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive misericórdia, pois o fiz na ignorância, na incredulidade. 14 Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.
Queridos representantes desta casa de profetas; queridos professores; Queridos formandos e queridos irmãos e irmãs aqui presentes, temos a honra de neste culto dirigido a Deus formar novos ministros para a tarefa de levar o nome de Cristo para os cantos do Brasil e quem sabe do mundo inteiro.
Para entendermos este chamado precisamos estudar qual é a peregrinação espiritual na vida de um homem e de uma mulher chamados pelo sagrado ministério. Lá na eternidade chamada passada, Deus pensou em você, e eu gostaria que você se recordasse que o nosso Deus poderia ter destruído todas as coisas, como Deus Soberano e Justo, Ele bem poderia ter deixado a humanidade morrer nos seus próprios pecados pela sua desobediência.
Além de pensar em vocês, a Bíblia nos informa do plano de Deus no qual você querido formando estava incluído. Lembre-se, neste plano, é o puro amor de Deus por você e por todos aqueles que foram escolhidos desde a eternidade para Deus revelar o Seu filho, sem méritos para que ninguém se glorie, mas pela Soberana vontade de Deus. Pela graça sois salvos; mas antes de você nascer eu te escolhi e te constituí profeta as nações, foi a palavra de Deus a Jeremias o profeta[1], depois revelou a Paulo: “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16 revelar seu Filho em mim,…”[2].
Mas o nosso Deus que é tão bondoso não deixou você no seu estado de pecado e antes mesmo de você nascer, Ele enviou o seu amado Filho, aquele que veio com destino certo. Semelhante a Adão, mas sem pecado, semelhante a um templo não feito por mãos humanas, eterno nos céus, mas como diz a Palavra eterna, Ele fez isso de maneira voluntária, “a minha vida [pela sua] ninguém a tira de mim, eu espontaneamente a dou a vós outros.”[3] Ele foi semelhante a Isaque, mas não houve nenhum anjo que segurou o cutelo, como Cordeiro mudo foi levado ao matadouro, sem falar, o Filho de Deus, voluntariamente pagou os nossos pecados lá na cruz. Sim Ele levou sobre si as nossas transgressões, antes de nós estarmos aqui, Ele nos libertou efetivamente de todo o jugo que pesava sobre nós.
Mas agora, fostes chamados, pelo glorioso Espírito que o Filho enviou para vos regenerar e para levanta-los de entre os mortos. Aí começou a sua trajetória de peregrinação e vida.
Vocês nasceram em lugares diferentes, uns vieram de Cochabamba na Bolívia; outros do Congo, outros de Natal, outros do Maranhão, outros de São Paulo, outros das Guianas Francesas e outros de cidades com nomes até estranhos, mas isso tudo não é importante. Importante é que você nasceu pré-programado, você nasceu para que Deus revelasse seu Filho em você. Você nasceu pobre ou rico para que a graça fosse revelada: lembrem-se de Efésios 2: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.”[4]
A Peregrinação de vocês começou quando nasceram, pois vocês foram chamados e num determinado momento de suas vidas, o Espírito de Deus os capacitou a crer, a ouvir, a falar, a andar, e como o coxo saiu andando e seguindo, assim são vocês junto ao Mestre que lhes deu a Vida.
Nesta nova caminhada ou peregrinação é necessário saber as instruções que devemos ter: vocês são o sal da terra[5], deem sabor, sejam vocês sem máscaras, mas como luzes no mundo cheio de trevas, mostrem a Jesus, o Senhor da vida de vocês. Assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor assim também andai nEle,[6] para que a vida de Cristo se manifeste através de vocês, como bom perfume de Cristo tanto nos que são salvos como nos que se perdem.
Mas a Palavra os exorta a terem cuidado com os inimigos: O Diabo – Apolion, durante toda a peregrinação não os deixará livres. É preciso percebê-lo nas fofocas, no desvio da graça, nos castelos do medo, nas tentações e tentativas de nos desviar do único caminho que é Jesus. Ele tentará vocês com as armas mais terríveis que vocês possam imaginar, mas o Senhor da Montanha eterna providenciou as melhores armas para os peregrinos lutarem contra ele. Vista-as e você estará totalmente protegido, elas são; 1) coloquem sobre o coração de vocês a verdade, Jesus é a verdade, então coloquem tudo o que é puro e verdadeiro no centro das suas emoções; 2) ainda coloquem sobre o peito a justiça de Cristo, para que quando Apolion os atacar com sua lança mortal, ela poderá ser desviada porque Jesus pagou todos os pecados lá na cruz – é essa justiça que se revela dos céus e nos salva – a justificação pela fé; 3) é preciso colocar as sandálias da salvação – pois onde vocês forem é o lugar em que Deus está exigindo o seu testemunho, ele, o Diabo, ataca para nos fazer vacilar e não testemunhar. 4) Depois Paulo nos exorta a estar atentos com o escudo da fé. Por quê? Porque o justo vive pela fé[7], o que o sustenta e o mantém é a fé. Sem fé é impossível agradar a Deus,[8] e sem fé vocês não poderão manter-se no caminho sem serem feridos pelos dardos inflamados do maligno; três armas finais do Senhor o capacete da salvação e a espada do Espírito. 5) O capacete protege a cabeça, pois o que deve estar no elmo, no capacete dos servos e servos do Senhor é a salvação. Qualquer desvio de mente é fatal. Cuidado com o orgulho acadêmico na cabeça, cuidado com as falsas doutrinas, cuidado com a arrogância intelectual, cuidado com o orgulho eclesiástico e denominacional, pois muitos se perdem, porque esqueceram de onde vieram e não me refiro nem a cidade e nem ao país de vocês, mas a imundícia do pecado do qual fomos tirados. Sem Deus e sua salvação vocês estariam cegos como os demais. 6) A espada, não larguem dela. Ela mesma se auto-refere como doce, ela é límpida, ela é a Palavra de Deus, mas é espada, ela penetra em nós e nos muda e fere mortalmente os opositores de Cristo. 7) A oração que é um meio de Deus nos mostrar sua vontade. Orem em todo tempo, não como fariseus, mas em secreto, pois o Pai vê quem vive em oração. 7 armas para vencer.
Ainda sobre a Palavra, os profetas anunciaram as preciosas e mui grandes promessas, com ela nós estamos sendo curados, estas Palavras são as folhas que curam os peregrinos nas jornadas, por isso o melhor retrato dela é o nosso Senhor Jesus, a Palavra viva. Nos momentos de maior crise, Jesus fala da Palavra, e venceu o Diabo pela Palavra. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil[9]para vos instruir.
Meus irmãos e queridos formandos se eu fosse falar tudo ficaria algo chato para os ouvintes, mas o que vou falar não é profecia, mas é o que a Palavra fala a cada um de vocês.
Assim como o peregrino que se encontra no monte do Calvário e anda sem fardo nenhum em suas costas, dando glória a Deus, vocês devem continuar nessa peregrinação. Cuidado com os aduladores, aqueles que vos exaltam, mas fazem vocês desviarem do caminho verdadeiro. Lembrem-se da ORDO SALUTIS, vocês foram regenerados, vocês foram chamados, vocês foram justificados, estão sendo santificados e com certeza serão glorificados para que as vidas de vocês possam na eternidade bendizer, agradecer, e dizer eternamente com o povo de Deus – Ao nosso Deus que se assenta no trono, e ao Cordeiro pertence a salvação.[1] Preguem a Palavra, quer sejam oportunos, quer não; não te desvies deste livro da lei, medita nele de dia e de noite. Termino dizendo o que um pai puritano do século XVII disse no leito de morte aos seus filhos que estavam ao seu redor. No dia do juízo eu quero eu não quero ver vocês do outro lado. Andem com Jesus e tudo estará bem!
Estes são os votos de todo o corpo docente desta faculdade e creio que falo em nome da Igreja de Cristo! Felicidades! Sejam benditos do Senhor e o honrem em todos os momentos.
[1] Ap 7:10-12
[1] Jr 1:5
[2] Gl 1:15-16ª.
[3] Jo 10:18;
[4] Ef 2:4-9
[5] Mt 5:13-16
[6] Cl 2:6
[7] Rm 1:17;
[8] Hb 1:6;
[9] II Tm 3:16
No responses yet